A história da pizza

A pizza é um dos pratos mais populares do mundo, então não é surpresa que muitos afirmem ter criado a primeira pizza do mundo.

A pizza é um dos pratos mais populares do mundo, então não é surpresa que muitos afirmem ter criado a primeira pizza do mundo. Aqui estão alguns fatos interessantes sobre a história da pizza:

– Alimentos semelhantes à pizza – nomeadamente antigamente de pães assados ​​no forno com diversas coberturas – foram preparados desde o período Neolítico e em quase todas as regiões do mundo. No entanto, padeiros em Nápoles prepararam o primeiro prato para ser conhecido como uma “pizza” em 1600.

– Essa comida de rua era vendida para os pobres napolitanos que passavam grande parte do tempo fora de suas casas de um cômodo. Esses napolitanos compravam fatias de pizza e comiam à medida que caminhavam, o que levou autores italianos contemporâneos a considerarem seus hábitos alimentares “nojentos”.

– Em 1889, o rei Umberto I e a rainha Margherita visitaram pela primeira vez uma Itália recém-unificada e passaram por Nápoles. Diz a lenda que eles se cansaram de uma dieta constante de alta cozinha francesa e a rainha pediu variedades de pizza para experimentar. Um padeiro chamado Raffaele Esposito da Da Pietro Pizzeria (agora conhecida como Pizzeria Brandi) inventou uma pizza com molho de tomate vermelho, mussarela branca e manjericão verde, para refletir as cores da bandeira da Itália. A rainha Margherita aprovou esta pizza e logo ficou conhecida como pizza margherita.

– Embora a rainha tivesse dado sua bênção real à pizza, a pizza não se tornou conhecida fora de Nápoles até o final do século 19, quando os italianos começaram a migrar para as Américas e levando seus gostos e receitas com eles.

– Em 1905, Gennaro Lombardi abriu a primeira pizzaria nos Estados Unidos, vendendo pizza em sua loja de fachada em Manhattan, localizada em um bairro italiano-americano em expansão. O Lombardi ainda está em operação hoje e, embora não esteja mais em sua localização em 1905, o restaurante tem o mesmo forno de 1905.

– A verdadeira proliferação de pizzas ocorreu com o advento da cadeia de pizzas. A Pizza Hut foi inaugurada em 1958, a Little Caesar’s foi inaugurada em 1959, a Domino’s foi inaugurada em 1960 e a de Papa John’s inaugurada em 1989, cada uma com a ideia de vender pizzas para as massas.

– Em 1957, a Celentano’s começou a comercializar pizzas e pizzas congeladas logo se tornou a mais popular das refeições congeladas.

História da Pizza no Brasil

A pizza chegou ao Brasil via imigrantes italianos, que vieram para o Brasil entre 1880 e 1930. A imigração italiana para o Brasil é tão significativa que, a partir de 2013, 30 milhões de brasileiros – quase 15% da população brasileira – são descendentes de italianos, e quase metade deles está localizada em São Paulo, o maior estado consumidor de pizza do Brasil. O consumo de pizza ficou restrito aos italianos até 1950, quando se espalhou pelo Brasil, ganhando algumas modificações de sua fórmula original. No Brasil há até um Dia da Pizza, que começou no dia 10 de Julho de 1985.

A típica pizza brasileira

A principal característica das pizzas brasileiras é que elas têm coberturas muito distintas. Enquanto na Itália, lar de pizzas, os sabores das pizzas variam pouco e muitas vezes se resumem a ervas finas e alguns outros ingredientes, as pizzas brasileiras tendem a ser menos “conservadoras”, levando a uma imensa variedade de diferentes coberturas de pizza, mais próximas da americana, embora no Brasil seja comum ver pizzas com meia e meia cobertura coisa improvável no EUA.

Outra característica importante das pizzas brasileiras é a sua crosta. Mais perto do estilo italiano de pizza, as pizzas brasileiras tendem a oferecer uma crosta menos crocante e mais fina, diferindo da pizza americana, que tem uma crosta muito grossa. Além disso, no Brasil, a borda da pizza pode ser recheada com uma variedade de recheios, como o cheddar ou Requeijão.

O molho de tomate usado em pizzas brasileiras também difere de pizzas em outros países. No Brasil, normalmente há uma camada muito fina de molho de tomate – geralmente não temperado – e é colocada entre a crosta e as coberturas. Isso é diferente da Itália – onde o molho é muito bem temperado – e nos Estados Unidos, onde uma camada mais espessa de molho de tomate está presente.

Finalmente, as pizzas de tamanho normal no Brasil são cortadas em oito fatias e geralmente são comidas com talheres, enquanto geralmente são cortadas em quatro fatias nos Estados Unidos e comidas sem talheres. As pizzas no Brasil são maiores que na Itália e um pouco menores do que nos Estados Unidos.

Pizza sem glúten

Na Pizza For Fun você pode comer sua pizza sem culpa e se divertindo. Criamos um cardápio bem diversificado, tipicamente brasileiro, com massas sem glúten, sem ovos, nem leite e muito saborosas. Já experimentou?

Experimente e seja feliz nesse mundo sem glúten e lowcarb! Conheça mais nossa pizzaria.

Pizza For Fun

Contato

F. 3360-8075
contato@pizzaforfun.com.br

Domingo a Quinta das 18h às 23h20
Sexta e Sábado das 18h às 23h40

1. Rua São Jorge, 46 - Parque São Jorge
03087-000 - São Paulo - SP - Brasil

2. Rua Luís Góis, 1665 - Vila Clementino
04043-300 - São Paulo - SP - Brasil

3. Santana - Somente Delivery