Carboidratos desempenham um papel muito importante em nossas dietas, sendo a principal fonte de energia de nossos corpos. A redução desses fez com que muitas pessoas alcançassem  seu objetivo: a perda de peso, o que popularizou as dietas de baixo carboidrato. Isso não significa, no entanto, que a dieta Low Carb é sempre eficaz, fácil ou recomendada.

Nosso mundo está cheio de opções infinitas e os planos de dieta não são exceção. Há muitas ideias sobre dietas com baixos teores de carboidratos e, embora possam produzir resultados para perda de peso, os especialistas são céticos quanto a certos aspectos. A chave, se você quiser tentar cortar carboidratos para perder peso, está seguindo um plano que permite que você ainda consiga os nutrientes certos, seja saudável e sustentável, e não deixe você se sentindo privado.

Todo mundo tem suas próprias necessidades dietéticas, e se você tem certas preocupações médicas, reduzir significativamente um grupo de alimentos pode não ser o melhor plano para você. Também é importante notar que a perda de peso como meta não é necessariamente para todos. Para quem tem uma história de desordem alimentar, mesmo se estiver em recuperação, você deve falar com um médico antes de mudar seus hábitos alimentares ou perseguir qualquer meta de perda de peso. Mesmo se você não tem um histórico de desordens alimentares, é muito importante ter expectativas realistas e ter certeza de que está se aproximando da perda de peso de maneira saudável.

Os resultados podem ser incrivelmente difíceis de obter, podem levar muito tempo para serem alcançados e também são muito difíceis de manter. Muitos fatores afetam a perda de peso – como exercícios, dormir bem, gerenciar os níveis de estresse e a genética – portanto, simplesmente consumir menos calorias pode não trazer os resultados desejados. Com tantos fatores em jogo, não é de admirar que a perda de peso varie muito de pessoa para pessoa.

Mas se a perda de peso é um dos seus objetivos e você está pensando em cortar carboidratos para fazer isso (e seu médico diz que é seguro), há algumas coisas que você precisa saber antes de escolher um método para experimentar.

O corte de carboidratos é eficaz para perder peso e funciona por alguns motivos.

Primeiro, se você estiver reduzindo sua ingestão calórica geral, provavelmente perderá peso. Isso é só matemática. Além disso, comer menos carboidratos também significa que você provavelmente come menos carboidratos processados ​​e refinados. Esses são os carboidratos que se acredita serem responsáveis ​​por um risco aumentado de síndrome metabólica – uma coleção de sintomas como pressão alta, açúcar elevado no sangue e excesso de gordura corporal, que contribuem para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Carboidratos que são principalmente apenas açúcar e desprovidos de outros nutrientes não podem ser usados ​​para outra coisa senão a energia rápida e fugaz, e fazer com que o açúcar no sangue suba e desça. Muito disso com o tempo está ligado a esses marcadores da síndrome metabólica. Portanto, não só a redução deles ajuda a perder peso, mas também pode ser uma benção para a sua saúde em longo prazo. Dito isto, carboidratos simples não são os únicos carboidratos que existem.

Que carboidratos você corta e qual você mantém é muito importante.

A maioria dos nutricionistas quer que a gente coma menos carboidratos refinados, ponto final. Pense: farinha branca e pão, cereais, bolachas, biscoitos, waffles, tortas, pães e doces. Mas, como você está cortando as que não são saudáveis, você ainda deve comer aquelas que têm benefícios nutricionais. É importante notar que muitos vegetais e frutas saudáveis ​​contêm carboidratos. Se você cortá-los em uma tentativa de seguir uma dieta baixa em carboidratos, você pode perder os nutrientes-chave. Carboidratos de alimentos integrais que também são ricos em fibras, como grãos integrais, vegetais e a maioria das frutas (alguns são um pouco açucarados demais) devem ser essenciais em sua dieta em longo prazo, mesmo quando você estiver seguindo a dieta lowcarb.

Algumas condições de saúde podem ser melhoradas por dietas baixas em carboidratos.

Dietas com baixo teor de carboidratos foram aprovadas pela American Diabetes Association para uso com diabetes tipo 2. Uma pesquisa mostrou que as dietas de baixo carboidrato podem melhorar o controle glicêmico para diabéticos, o que significa que ajuda a manter os níveis de açúcares no sangue estáveis. Tem sido sugerido que a dieta cetogênica pode ajudar as pessoas com epilepsia, mas ainda não há comprovações reais. Alguns estudos também mostraram que dietas moderadamente baixas em carboidratos (aquelas que ainda incluem frutas e verduras) podem melhorar a saúde do coração, desde que as proteínas e gorduras sejam provenientes de fontes saudáveis.

Em nosso cardápio temos opções lowcarb para ninguém sair da dieta. Nossa massa lowcarb é feita à base de farinha de semente de girassol e linhaça.

Experimente e seja feliz nesse mundo sem glúten e lowcarb!

Compartilhe

Pizza For Fun

Blog

Leia também :)

Crianças e a alimentação sem glúten

Crianças e a alimentação sem glúten

Ler mais
Quantos celíacos tem no Brasil?

Quantos celíacos tem no Brasil?

Ler mais
5 anos sem glúten! 🥳🎉

5 anos sem glúten! 🥳🎉

Ler mais